Serra Gaúcha - Gramado - Canela

Compartilhe

Serra Gaúcha

Localizada na região sul, a Serra Gaúcha é um dos destinos turísticos mais charmosos do Brasil. Com suas baixas temperaturas, paisagens exuberantes, vales, vinhedos, montanhas e cachoeiras, a região da Serra Gaúcha preserva os traços da colonização germânica e italiana, facilmente reconhecidos na arquitetura e na fisionomia do povo hospitaleiro que lá habita.
Entre as cidades localizadas na Serra Gaúcha, ganham destaque cidades como Gramado e Canela (na região das Hortênsias), e Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Garibaldi (na região conhecida como ''Pequena Itália").

 

Gramado

Cidade mais famosa da Serra Gaúcha, Gramado é conhecida internacionalmente pelo seu Festival de Cinema. Gramado apresenta construções em estilo Bávaro, parques e uma excelente estrutura hoteleira e gastronômica, com destaque para sua produção de chocolate, muito apreciada pelos seus visitantes.

Gramado apresenta uma grande variedade de atrações, tais como:

Lago Negro: um dos mais belos da região, com suas águas escuras e seus pinheiros trazidos da Floresta Negra, na Alemanhã. 
Parque Knorr: 72.000 m2 de bosques e flores no centro da cidade, abriga a Mansão Knorr, construção em estilo bávaro.
Vale do Quilombo: a 850m de altitude, apresenta paisagens exuberantes, e ao fundo, o Rio Paranhana, que permite a prática de rafting em 4 km de extensão.
Igreja de São Pedro: com uma torre de 46 m, a igreja abriga vitrais que reproduzem a vida de São Pedro, padroeiro da cidade.
Palácio dos Festivais: local onde são exibidos os filmes do Festival de Cinema.
Mini Mundo: cidade em miniatura com réplicas das principais construções européias.
Canela
No centro da região das Hortênsias, a 830m de altitude, Canela está cercada por parques, pinheiros, matas e cascatas. Se destaca por suas atrações culturais e pelo turismo de aventura.
Como Gramado, Canela também sedia importantes eventos culturais, como o Festival Internacional de Teatro.

Os principais atrativos de Canela são:

Parque do Caracol: a maior atração do parque é a cascata do Caracol, com 131 m, é o cartão postal da cidade.
Parque das Corredeiras: muito procurado para a prática do rafting.
Parque da Ferradura: a parede do Canyon de 420 m é ideal para a prática de escalada. Além dela, trilhas levam a Cascata do Arroio Caçador.
Parque Laje de Pedra: vista para o Vale do Quilombo.
Catedral de Pedra: construída na dec. de 50, em pedra basalto e em estilo gótico, com uma torre de 65m e 12 sinos.  
Mundo a Vapor: miniaturas de máquinas a vapor.
Parque Pinheiro Grosso: sua principal atração é o pinheiro de 42 m, de aproximadamente 700 anos.
Morros Pelado, Dedão e Queimado: uma das vistas mais deslumbrantes da região. No local há uma rampa de vôo livre.  

Bento Gonçalves
Na região italiana da Serra Gaúcha, Bento Gonçalves preserva traços da cultura de seus imigrantes até os dias de hoje, como o dialeto veneto brasileiro e a produção de vinhos reconhecida internacionalmente, o que lhe rendeu o título de "Capital Brasileira do Vinho".
A região é dotada de belas paisagens e vales cobertos por parreiras. Os visitantes podem acompanhar a colheita e confecção dos vinhos, e degustar raridades das adegas mais tradicionais da Serra Gaúcha.

Bento Gonçalves reúne diversas atrações turísticas:

Maria Fumaça: passeio de 23km entre as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, com para em Garibaldi. No trajeto, é oferecida uma degustação de queijos e vinhos ao som um coral italiano.
Caminho de Pedra: considerado um museu vivo, o roteiro abriga um conjunto arquitetônico casas de pedra e madeira, construído pelos imigrantes italianos.
Vale dos Vinhedos: são 22 vinícolas, onde se pode apreciar a elaboração dos vinhos produzidos na região, e degustá-los. Algumas vinícolas oferecem cursos degustação para grupos.
Vale do Rio das Antas: a maior ponte em arco da América Latina liga Bento Gonçalves à Veranópolis. Sob a mesma, passa o rio próprio para a prática do rafting.

Caxias do Sul 
Importante cidade industrial, Caxias do Sul é a cidade mais rica da Serra Gaúcha. Foi colonizada por italianos e ainda preserva algumas tradições. Caxias do Sul se destacou pela produção de uvas e vinhos. A cidade é palco de uma das mais tradicionais festas do sul do país, a Festa da Uva.

Seguem algumas atrações turísticas de Caxias do Sul:

Vinícolas: nas diversas vinícolas da região, o visitante pode acompanhar a produção da bebida, e ainda degustar bons vinhos.
Igreja de São Pelegrino: um dos mais belos templos católicos da Serra Gaúcha, guarda um a réplica da Pietá, de Michelangelo.
Monumento Nacional ao Imigrante: um dos símbolos da cidade, as esculturas remetem à época de 1875 e medem 4,5 m de altura.
Réplica de Caxias do Sul: conjunto arquitetônico que reproduz a Av. Júlio de Castilho em 1885.
Museu Casa de Pedra: datada de 1878, foi construída com pedras irregulares, barro e madeira, e atualmente abriga um museu.
Garibaldi
Incluída na Rota da Uva e do Vinho, na Serra Gaúcha, a cidade colonizada por italianos é considerada a "Capital da Champagna". O nome do município é uma homenagem à Giuseppe Garibaldi, participante da Revolução da Farroupilha.

Algumas opções de atrações turísticas em Garibaldi:

Igreja Matriz São Pedro:
datada de 1924, em estilo gótico, abriga obras sacras de artistas desconhecidos.
Museu Municipal: construído em 1884, abriga o acervo histórico e cultural da cidade.
Rota dos Espumantes: visitação à pequenas e grandes vinículas.
Píccola Garibaldi: miniatura da cidade
Estação de Esqui: pista de esqui artificial com 350 m, com teleférico e restaurante

Hotéis na Serra Gaúcha

Hotel Casa da Montanha
Gramado - RS
  Hotel Varanda das Bromélias
Gramado - RS
   
Estalagem Saint Hubertus
Gramado - RS
Pousada Cravo e Canela
Canela - RS
   
Hotel Alpestre
Gramado - RS
Hotel Serrano
Gramado - RS


ViaBr - Agência de Viagem e Turismo

R. Dr. Costa Junior, 564 - Perdizes - São Paulo - SP - CEP: 05002-000
Tel.: (11) 2124-9898 | Fax: (11) 2124-9859 | contato@viabrturismo.com.br

ViaBR Turismo no Google Maps

Embratur: SP.10-04691493000104 | Abav: N°1769 | Cadastur: N°26.027291.10.0001-3
© 2003-2016 ViaBr Turismo & Eventos SC Ltda. Todos os direitos reservados.