Compartilhe

Jordânia

Jordania
Situada em um dos lugares de mais antiga ocupação humana, onde floresceram e prosperaram inúmeras civilizações, e sendo berço de grandes tesouros, como a cidade sagrada de Petra - eleita recentemente uma das sete maravilhas do mundo, a Jordânia tem se tornado um destino cada vez mais procurado pelos turistas antenados. Além disso, a nova série de hotéis de luxo em Amã, Petra, Aqaba e Mar Morto traz garantia de qualidade a viagem para esse destino - um produto distinto, que é ao mesmo tempo acessível e refinado.

As paisagens exóticas e misteriosas, os hotéis de altíssima qualidade, as delícias da cozinha árabe e a rica cultura de seu povo fazem deste um destino que surpreende e encanta qualquer visitante. Basta aterrissar em Amã, sua fervilhante capital, para quebrar-se qualquer estereótipo ou preconceito que podem gerar certo receio de realizar uma viagem ao Oriente Médio. Embora cercada por países turbulentos, a Jordânia consiste-se em um ponto de paz e equilíbrio, em que os turistas são amistosamente recebidos e passam a desfrutar, sem medo, toda a riqueza histórica, cultural e natural ali presentes.
 

Pacotes para Jordânia

Classica 07 Noites Clique Aqui
Duração: 10 dias / 07 noites
Valor referência: a partir de US$ 3.408,00
Visitando: Amã - Madaba - Monte Nebo - Petra - Wadi Rum - Aqaba - Bethania -
Mar Morto - Umm Qais - Castelos no Deserto.

Reservas Naturais 08 Noites Clique Aqui
Duração: 08 noites
Valor referência: a partir de US$ 2.883,00
Visitando: Amman - Reserva Natural de Azraq - Feynan - Dana - Wadi Rum - Petra.
 

Mapa da Jordânia

Situada no Oriente Médio, limitada ao norte pela Síria, a leste pelo Iraque, a leste e sul pela Arábia Saudita e a oeste pelo Golfo de Aqaba ( Fronteira marítima com o Egito), por Israel e pelo território palestino da Cisjordânia. Mapa da Jordânia
 

Atrações na Jordânia

Confira abaixo algumas atrações.
 

Amã

Amã (ou Amman) encontra-se localizada em uma área montanhosa. Maior cidade e capital do país, fervilha de movimento de dia e de noite, em uma atmosfera que mescla com charme o antigo e o moderno.

Em Amã, bares e restaurantes descolados, de atmosfera cosmopolita, dividem espaço com as tradições beduínas, com inúmeras lojinhas de artefatos típicos e com diversas construções históricas, como a Cidadela e o Teatro Romano.

Dotada de uma paisagem urbana bastante interessante, Amã ganhou o apelido de "Cidade Branca": as pedras brancas autóctones utilizadas na construção de suas casas, que se espalham pelas colinas, formam raios de tonalidades que variam do branco ao dourado conforme a incidência do sol.

Amã - Capital da Jordania
Amã

Petra

Petra, uma das sete maravilhas do mundo, como um verdadeiro tesouro, está devidamente escondida em meio às montanhas ao sul do Mar Morto.

Considerada por muitos historiadores uma das mais espetaculares cidades da antiguidade ainda remanescentes no mundo moderno, Petra foi esculpida em rochas pelo povo Nabateu, há mais de 2.000 anos atrás, à beira do deserto da Arábia, local onde acontecia a junção entre a rota da seda e a das especiarias.

Petra - cartão postal da Jordania
 

Mar Morto - Jordânia e Israel

Localizado a 400 metros abaixo do nível do mar, no ponto mais baixo da terra, o Mar Morto trata-se de um lago de cerca de 80 quilômetros de extensão, dividido entre a Jordânia e Israel, formado numa depressão alimentada pelas águas do Rio Jordão, dentre outros rios. Seu nome se deve à ausência de vida marinha, incapaz de resistir à sua alta salinidade, seis vezes maior que a dos oceanos, mas que, por outro lado, é a responsável pelo fenômeno que atrai a maioria dos turistas ao local: suas águas são capazes de fazer qualquer pessoa boiar sem o menor esforço!

Mar Morto - Jordania e Israel

Jerash

Segundo destino preferido dos turistas , atrás apenas de Petra, a antiga cidade de Jerash (ou Gérasa, como era conhecida) é considerada um dos locais onde a cultura romana encontra-se mais bem preservada fora da Itália.

Situada em uma planície rodeada por montanhas, áreas arborizadas e férteis bacias hidrográficas, Jerash é um belo exemplo do grandioso urbanismo romano: ruas de colunatas e pavimentadas, templos altaneiros no topo das colinas, imponentes teatros, praças amplas, fontes e muralhas nervuradas por torres e portas.

Dentre as relíquias, o destaque fica para o seu hipódromo, considerado o mais bem conservado do mundo e que realiza hoje espetáculos para os visitantes.

Jerash - Segundo destino turístico da Jordania
Jerash - Segundo destino turístico da Jordânia

Castelos do Deserto

Agrupados a leste e a sul de Amã, estão os castelos e palácios do Deserto, onde se pode apreciar uma rica amostra da arte e da arquitetura islâmica, com seus mosaicos, afrescos e ilustrações inspirados nos povos persas e greco-romanos. Muitos desses castelos podem ser visitados em um dia ou dois a partir de Amã. Dentre todos eles, o destaque fica para Qusair Amra, um dos mais bem conservados, tendo se tornado Patrimônio Mundial da UNESCO.

Qusair Amra - Principal castelo do deserto da Jordânia

Umm Qais

Ao norte está Umm Qais, onde está localizada a famosa ruína da cidade romano-helenística de Gadara, conhecida em seu tempo como centro cultural, onde residiram diversos poetas e filósofos clássicos. Umm Qais abriga ainda hoje várias ruas com colunatas, terraços abobadados e ruínas de dois teatros. Além disto, o local é privilegiado com uma vista deslumbrante para o vale do Jordão e o Mar da Galiléia.

Umm Qais, localizado no norte da Jordânia, ruína da cidade de Gadara

Betânia do Além do Jordão

Na margem oriental do Rio Jordão está Betânia do Além Jordão, antiga cidade da Judéia/Samaria, famosa por ter sido reconhecida por todas as igrejas cristãs tradicionais como o real e verdadeiro local onde Jesus Cristo foi batizado por João Batista, que ali vivia.

Prega-se que é neste sítio histórico da Jordânia que também ocorreram outros importantes eventos bíblicos, como quando os israelitas, liderados por Joshua, ali cruzaram pela primeira vez rumo à Terra Prometida, bem como quando o profeta Elias foi ali arrebatado para os céus em um carro de fogo.

O local é hoje legalmente protegido, tendo sido transformado em Parque Nacional.

Betania, sítio histórico da Jordânia, onde Jesus Cristo foi batizado
Betania, parque Nacional da Jordânia

Madaba

Madaba é uma pequena cidade situada a cerca de 30 quilômetros da capital, em que as principais atrações turísticas relacionam-se com o cristianismo e a presença romana. Conhecida como a "Cidade dos Mosaicos", Madaba abriga o famoso Mapa de Mosaico de Jerusalém e da Terra Santa, que cobre o chão da Igreja Ortodoxa Grega de São Jorge, bem como diversos outros espetaculares mosaicos bizantinos e da dinastia Omíada.

Madaba fica a 30 km da capital da Jordânia e é conhecida com a capital dos mosaícos

Monte Nebo

A 10 quilômetros de Madaba está o Monte Nebo, um dos locais sagrados mais venerados da Jordânia: foi lá que, segundo prega a tradição religiosa, o profeta Moisés avistou pela primeira vez a Terra Prometida de Canaã e onde acabou por falecer e ser enterrado - ainda que não se saiba exatamente o local.

A uma altura de cerca de 700 metros, do cume o turista pode observar a mesma paisagem avistada pelo profeta - um imenso vale cortado pelo Mar Morto e pelo Rio Jordão. Em dias de tempo bom, é possível avistar inclusive as colinas de Jerusalém e a cidade israelense de Jericó.

Monte Nebo - local onde o profeta Moisés avistou pela primeira vez a Terra Prometida de Canaã

Wadi Rum

Transformado em uma área protegida de mais de 700km², o deserto de Wadi Rum dispõe de uma paisagem única no mundo, sendo um dos mais preciosos tesouros naturais da região.

Habitado apenas por algumas tribos de beduínos que sobrevivem do turismo, o local, praticamente intocado pela civilização, dispõe de imponentes monumentos de rochas monolíticas esculpidos apenas pela força dos ventos e do clima, que se espalham pela imensidão de areia em diversas nuances de ocre e vermelho.

O ecossistema deste exótico deserto conta com várias plantas raras e autóctones, bem como inúmeras espécies de animais incomuns.

Wadi Rum, deserto da Jordania com 700 km2
Deserto Wadi Rum na Jordânia

Aqaba

A cidade de Aqaba destaca-se por abrigar uma faixa costeira banhada pelo Mar Vermelho, o qual a Jordânia divide com Egito, Israel e Arábia Saudita e dispõe de um dos mais diversificados ecossistemas do mundo.

Arrecifes de corais, tartarugas marinhas, golfinhos e peixes multicoloridos tornam-no um dos melhores destinos do mundo para a prática de mergulho e snorkelling.

Para quem prefere não se molhar, é possível admirar as maravilhas do fundo do mar em um barco com o fundo de vidro ou em um passeio de submarino. Pode-se ainda simplesmente aproveitar o sol e a bela vista do mar de azul intenso, relaxando nos vastos areais desta estância que dispõe de um clima em que quase todos os dias do ano são perfeitos para curtir uma praia.

Aqaba é considerado o melhor lugar para mergulho na Jordânia
Aqaba

Wadi Al Mujib

Wadi Al Mujib , é um desfiladeiro que entra no Mar Morto a 410 metros abaixo do nível do mar. No fundo do desfiladeiro, estendendo-se pelas montanhas de Karak e Madaba para o norte e para o sul, alcançando em alguns pontos 900 metros de altitude, está a Reserva Natural de Mujib, a reserva natural com a altitude mais baixa do mundo. Esta variação de 1.300 metros de altitude, associada ao fornecimento abundante de água para o vale, que provém de sete afluentes, propicia a Wadi Al Mujib uma rica biodiversidade de flora e fauna. Todas estas características tornam o local um dos principais destinos de trekking da Jordânia.

Wadi Al Mujib - Jordania

Hammamat Ma'in

Hammamat Ma'in - ou Zarqa Ma'in, trata-se de um precioso oásis no deserto da Jordânia, que conta com piscinas naturais de águas termais, que estão à 264 metros abaixo do nível do mar. Conhecidas como Águas termais de Ma'in, elas são ricas em minerais e provém da precipitação de inverno nas planícies das terras altas Jordanianas, que dão origem às 109 piscinas de águas termais quentes e frias.

Hammamat Ma´in é um oásis no deserto da Jordânia

Dana

Com 38 km², é a maior Reserva Natural da Jordânia e abrange a combinação natural de três continentes: o deserto da África, as florestas do Mediterrâneo e as planícies secas da Rússia. Abençoada por esta notável diversidade de paisagens, Dana é lar de uma extensa variedade de espécies raras de plantas e animais.

Dana é a maior reserva natural da Jordânia

ViaBr - Agência de Viagem e Turismo

R. Dr. Costa Junior, 564 - Perdizes - São Paulo - SP - CEP: 05002-000
Tel.: (11) 2124-9898 | Fax: (11) 2124-9859 | contato@viabrturismo.com.br

ViaBR Turismo no Google Maps

Embratur: SP.10-04691493000104 | Abav: N°1769 | Cadastur: N°26.027291.10.0001-3
© 2003-2016 ViaBr Turismo & Eventos SC Ltda. Todos os direitos reservados.